2. EVANGELHO DA GRAÇA,  Transformação e Santificação

Transformados Pela Glória do Senhor

A palavra glória, na Bíblia Hebraica, é kãbbôdh (3519 na Concordância de Strong), pronuncia-se kavod. Ocorre cerca de 200 vezes no Antigo Testamento. Vem da palavra raiz kabad que significa literalmente “denso” ou “ser pesado”. Isto esclarece porque Paulo, escrevendo no Novo Testamento, falou sobre o “eterno peso de glória”, em 2 Coríntios 4:17. O substantivo masculino singular significa: honra, glória, esplendor (Isaías 35:2), majestade, riqueza. O conceito representa a presença de Deus entre os seres humanos, que deixa uma impressão altamente significativa entre eles. É importante saber que a glória é característica intrínseca de Deus.

Vale lembrar que o termo SHEKINÁH não é empregado na Bíblia Hebraica, só foi introduzida pelos judeus na Talmude, depois que vieram do exílio babilônico.

A palavra grega do Novo Testamento para glória é doksa (1391 de Strong), e ocorre 165 vezes, e traz o mesmo sentido de kãbbôdh: dignidade, esplendor, honra, brilho, majestade e louvor. Deus é “o Deus da glória” (Atos 7:2), o “Pai da glória” (Efésios 1:17), “a glória majestosa” (2 Pedro 1:17).

Somos transformados ao nos expor à glória do Senhor

Paulo nos transmite uma das maiores verdades bíblicas sobre a fonte de nossa transformação e mudança de natureza: 2 Coríntios 3:18 (NVI) – “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Espírito do Senhor”. Quando contemplamos a glória do Senhor, pelo Espírito Santo, somos transformados à IMAGEM DE DEUS.

No momento em que você abre seu coração para Deus e se expõe a Ele com fé, você tem o segredo e a chave de toda a verdadeira mudança. Você é mudado porque se expõe a Deus. Na extensão que Deus é revelado ao seu coração você é transformado na Sua imagem. Cada pessoa que lê as Escrituras e tem uma revelação do Senhor, se descobrirá adquirindo alguma qualidade d´Ele, porque o Senhor transmite a Si mesmo para nós.

A adoração também ajudará você. Abra seu coração para contemplar ao Senhor, pela adoração a Ele. Pouco a pouco você mudará.

Quando pensamos na nossa exposição à glória do Senhor, temos apenas a ideia da aparência exterior de brilho, resplendor, luz ofuscante, o que não deixa de ser verdade. Mas se nos aprofundamos nas Escrituras, veremos que a glória de Deus tem um significa de caráter interior: aos atributos morais gloriosos, à excelência moral, à perfeição e santidade divinas.

Um chamado da graça: participar da glória e virtude do Senhor

Pedro, que esteve com o Senhor Jesus no Monte da Transfiguração, deixou registrado em sua primeira epístola que “… o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória…” (1 Pedro 5:10). Em Cristo, todos nós somos convidados, pela graça de Deus Pai, a participarmos da Sua eterna glória.

Este mesmo assunto é desenvolvido nos primeiros versículos da sua segunda epístola. Pedro descreve com detalhes o convite que a graça do Senhor nos fez para participarmos da Sua própria GLÓRIA E VIRTUDE, para nos tornarmos CO-PARTICIPANTES DA NATUREZA DIVINA. A participação na glória e virtude do Pai e do Filho nos conduzem à vida e à piedade.

2 Pedro 1:1-4 diz: Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas, no pleno conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor.

Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo…”.

Quando nos expomos à glória do Senhor, recebemos a emanação da Sua virtude. A palavra grega para virtude, arete”(703 de Strong), significa: EXCELÊNCIA MORAL, santidade e perfeição moral de Deus. Portanto, quando se pensa na glória do Senhor, temos que associá-la à Sua natureza e excelência moral. Se lermos desde o segundo versículo entenderemos que ao termos o pleno conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor, receberemos a impartição da Sua graça, paz, vida, piedade, glória e virtude.

QUANDO CONTEMPLAMOS A GLÓRIA DO SENHOR, ESTAMOS CONTEMPLANDO A SUA EXCELÊNCIA MORAL, ENTÃO VIRTUDE É TRANSMITIDA PARA NÓS, PELO ESPÍRITO SANTO.

Deus não inundou nossas vidas apenas da Sua maravilhosa graça, mas Ele nos deu Sua glória e nos fez participantes da Sua natureza e excelência moral.

Moisés pediu para ver a glória do Senhor

Êxodo 33:17-19 – “Disse o Senhor a Moisés: Farei também isto que disseste; porque achaste graça” (favor) “aos meus olhos, e eu te conheço pelo teu nome. Então, ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória. Respondeu-lhe: Farei passar toda a minha bondade diante de ti e te proclamarei o nome do Senhor; terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia e me compadecerei de quem eu me compadecer”. Moisés pediu ao Senhor para ver a Sua glória. Que pedido glorioso! Ele estava pedindo a Deus: “Por favor, se achamos favor diante de Ti, mostra-me a Tua glória, Tua honra, Tem esplendor, Tua dignidade, Tua abundância”. Então o Senhor mostrou a Sua bondade.

O conhecimento da glória do Senhor será levado a todas as nações da Terra pelos filhos do Reino. O que representa a glória do Senhor? Poucos cristãos sabem o real significado da glória do Senhor. A glória do Senhor é o reflexo da Sua bondade, misericórdia, compaixão, graça (João 1:14), poder miraculoso (João 2:11), prodígios (Números 14:22), ou seja, a manifestação da Sua natureza e poder. A glória do Rei Jesus é manifesta pelos Seus feitos.

Como embaixadores do Reino de Deus, nossa função é levar o conhecimento da glória do Senhor a todos os povos e nações. Nosso objetivo é manifestar o Seu amor, graça, sabedoria e poder, e exibi-las em todas as áreas da sociedade. Manifestaremos e testemunharemos a glória do Reino de Deus a todas as nações: “E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim” (Mateus 24:14). O Reino de Deus será manifestado a todas as nações através de muitos testemunhos – muitas comprovações visíveis da glória do Senhor.

A conexão da graça com a glória

A graça e a glória estão intimamente conectadas porque a graça de Deus produz a glória em sua vida. Você agora reflete a glória do Senhor e Ele faz com que você seja mais e mais como Ele, à medida que [você] é transformado em Sua gloriosa imagem (2 Coríntios 3:18). A Sua graça produz a Sua glória em você!

João 1:14 – “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai”. Este texto deixa bem claro que Cristo Jesus, tabernaculando entre nós, era cheio de graça-verdade, e esta Sua natureza graciosa manifestou a Sua glória. Note como a graça está associada à manifestação da glória. Hebreus 1:3 confirma que Jesus, o Filho de Deus: “Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser…”. A glória é a própria natureza de Deus Pai.

A glória de Jesus se expressou na Sua excelência moral. Mas também, nos grandes feitos do Rei manifestando o Seu Reino: “Com este, deu Jesus princípio a seus SINAIS em Caná da Galiléia; manifestou a sua GLÓRIA e os seus discípulos creram nele” (João 2:11). Entendemos que a glória de um Rei também está associada aos Seus feitos. A glória de Salomão foi refletida na sabedoria que recebeu, estabelecendo prosperidade e paz em todo o seu reino (Mateus 6:29, 30). E Jesus manifestou a Sua glória pelas palavras de graça que saiam dos Seus lábios (Lucas 4:22), pelos milagres e curas que realizou. Enquanto o Rei esteve tabernaculando conosco havia saúde, libertação da opressão demoníaca, suprimento material e financeiro, ensinamento do Reino e muito mais.

Atos relata que os apóstolos e ministérios vivam a abundante graça do Senhor e por isso operavam em grande poder, prodígios e sinais:

“Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça” (Atos 4:33). “Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo” (Atos 6:8).

Quando vemos a graça e a glória sendo usadas juntas muitas vezes, devermos investigar a natureza desta conexão. É apenas uma coincidência? Eu creio que há uma conexão definida e intencional entre as duas. Veja algumas passagens específicas onde graça e glória estão conectadas:

Salmo 84:11 – “Porque o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dá graça e glória; nenhum bem sonega aos que andam retamente”.

Provérbios 4:7-9 – “O princípio da sabedoria é: Adquire a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o entendimento. Estima-a, e ela te exaltará; se a abraçares, ela te honrará;dará à tua cabeça um diadema de graça e uma coroa de glória te entregará”.

Efésios 1:6 – “…para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado,…

Romanos 5:2 – “…por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus”. A graça é o caminho para a glória de Deus.

Muitos escritores cristãos, ao longo da história, notaram esta ligação também:

A graça não é outra coisa senão o começo da glória, e a glória não é outra coisa senão a graça aperfeiçoada” (Johathan Edwards).

A graça é uma glória mais jovem” (Alexander Peden).

Talvez na realidade a graça e a glória sejam uma coisa só. Talvez a graça de Deus é como uma árvore impressionante, da qual sua glória é o fruto” (Ray Charles Jarman).

Somos chamados para proclamar as virtudes de Deus

Você e eu devemos viver vidas que manifestem a dignidade, o esplendor, a honra, o brilho, a majestade e o louvor de Deus. Este é o propósito para o qual o Senhor nos salvou: para proclamarmos as Suas virtudes, mantendo exemplar o nosso procedimento e boas obras entre os gentios.

Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes” (arete EXCELÊNCIA MORAL) “daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (sinônimo de glória); “vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia. Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma, mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação” (1 Pedro 2:9-12a).

O Senhor é o Rei da Glória

Salmo 24:8-10 – “Quem é o Rei da Glória? O Senhor, forte e poderoso, o Senhor, poderoso nas batalhas. Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó portais eternos, para que entre o Rei da Glória. Quem é esse Rei da Glória? O Senhor dos Exércitos, ele é o Rei da Glória”.

O Reino de Deus é a plenitude da Sua glória

1 Tessalonicenses 2:12 – “… exortamos, consolamos e admoestamos, para viverdes por modo digno de Deus, que vos chamou para o seu reino e glória”.

A glória do Senhor, ou de um anjo, é vista como uma luz forte

Ezequiel 1:18 – “Como o aspecto do arco que aparece na nuvem em dia de chuva, assim era o resplendor em redor. Esta era a aparência da glória do Senhor; vendo isto, caí com o rosto em terra e ouvi a voz de quem falava”.

Apocalipse 18:1 – “Depois destas coisas, vi descer do céu outro anjo, que tinha grande autoridade, e a terra se iluminou com a sua glória”. Observe como a grande autoridade está associada à glória do anjo do Senhor.

A glória do Senhor é manifesta na Natureza

Salmo 19:1 – “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos”.

Isaías 6:3 – “E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória”.

Riquezas são descritas como a glória de uma pessoa

Salmo 49:16, 17 – “Não temas, quando alguém se enriquecer, quando avultar a glória de sua casa; pois, em morrendo, nada levará consigo, a sua glória não o acompanhará”.

Mateus 6:29, 30 – “E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?”

O Senhor nos faz participantes da Sua glória

João 17:22 – “Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dados, para que sejam um, como nós somos…”.

2 Coríntios 3:18 (NVI) – “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Espírito do Senhor”.

2 Pedro 5:10 – “Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar”. Por sua graça o Senhor nos chamou para participar da Sua glória.

A transfiguração de Jesus, foi uma amostra da Sua glória

A transfiguração de Jesus (Mateus 17:1-8; Marcos 9:2-8 e Lucas 9:28-36) foi descrita por Lucas como uma amostra da glória de Jesus: “Pedro e seus companheiros achavam-se premiados de sono; mas, conservando-se acordados, viram a sua glória e os dois varões que com ele estavam” (Lucas 9:32). Jesus, na Sua Parousia, será revelado na Sua glória e poder:

Mateus 19:28 – “Jesus lhes respondeu: Em verdade vos digo que vós, os que seguistes, quando, na regeneração, o Filho do Homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel”. Confira Lucas 22:30.

Mateus 24:30 – “Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória”.

Na Parousia a glória do Senhor será revelada EM NÓS

Romanos 8:17-19 – “Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados. Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós. A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus”.

Filipenses 3:20, 21 – “Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas”.

1 Pedro 5:1 – “Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada…”.

2 Tessalonicenses 1:9, 10 – “Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder, quando vier para ser glorificado nos seus santos e ser admirado em todos os que creram, naquela dia (porquanto foi crido entre vós o nosso testemunho)”.

O retorno da glória de Deus (Ezequiel 43:1-27)

Anteriormente ao capítulo 43 Ezequiel tivera uma visão da glória do Senhor deixando Jerusalém (10:18-22; 11:22-24). Em 43:1-27 ele testemunhou o seu retorno. A glória chegou do leste (oriente), a mesma direção que havia tomado ao partir (11:23). Era da mesma aparência a visão que teve quando Deus veio destruir a cidade, como aquelas que teve junto ao rio Quebar e ele, não resistindo, caiu com o seu rosto em terra – vs. 3.

A glória do Senhor também havia enchido o tabernáculo e o templo de Salomão quando de sua dedicação (Êxodos 40:34-35; 1 Reis 8:10, 11; 2 Crônicas 5:13, 14; 7:1, 2 e Isaías 60:1-3). E agora a glória do Senhor entrava no templo pelo caminho da porta oriental.

Essa esperança da glória de Deus, vindo ao segundo templo, foi cumprida além da expectativa quando Jesus fez morada entre o povo e a sua glória foi revelada (João 1:14); ele próprio era o esplendor da glória de Deus, a expressão exata do seu ser (Hebreus 1:3). Também estamos aguardando a esperança do retorno da glória do Senhor em nós, que compomos a Sua Igreja.

Mensagem por: Raimundo Barreto
Garanhuns – Pernambuco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Rai Barreto
Olá,
Podemos ajudá-lo? Alguma dúvida sobre nosso conteúdo?
Acesse conteúdo extra do nosso blog.
Aproveite e siga-me também no Instagram, CLIQUE AQUI.
Acesse meus estudos bíblicos no YouTube.