Para Jovens e Adolescentes

Sabedoria Para Jovens – Provérbios

Desde que foi publicada pela primeira vez, em 1989, “Sabedoria Para Jovens” tem abençoado muitos adolescentes e jovens. Como, porém, uma nova geração surgiu e não tem tido acesso a esta mensagem, decidimos republicá-la, para que esta geração possa usufruir deste tesouro da Palavra de Deus, que são os ensinamentos dos Provérbios de Salomão.

Os “Provérbios” foram escritos “para ensinar sagacidade” – astúcia – “aos ingênuos e aos jovens conhecimento e bom siso” – esperteza, tino, bom raciocínio – (Provérbios 1:4; confira ainda Mateus 10:16). Na tradução da “A BÍBLIA VIVA” (BV) lemos: “… quero mostrar aos jovens como enfrentar e vencer os problemas da vida“.

Sabedoria Para Jovens” trata de assuntos importantíssimos que capacitarão os jovens e adolescentes a serem vitoriosos em seu caminhar com Deus. Agrupamos alguns Provérbios por assunto, para que sejam mais bem compreendidos e assimilada a Sabedoria de Deus com relação a algumas questões práticas do dia-a-dia: Domínio próprio; advertência contra a lascívia; vícios; finanças e valores; estudo, trabalho e profissão; relacionamento em sua casa; companheirismo e amizade; relacionamento amoroso e casamento; e outros assuntos mais.

“Se alguém de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a concede generosamente, sem recriminação, e ela ser-lhe-á dada” (Tiago 1:5).

Sempre que você estiver enfrentando dificuldades em algumas destas áreas, recorra a esta mensagem. Medite nos Provérbios agrupados em cada tópico, pedindo ao Espírito Consolador para vivificar a Palavra em seu coração, o que lhe impartirá sabedoria e força para enfrentar qualquer situação, seja ela circunstancial ou espiritual.

Por isso, consideramos “Sabedoria Para Jovens” um manual indispensável que lhe acompanhará desde a pré-adolescência, passando pela juventude e, sem dúvida, em todas as fases da sua vida. Esteja sempre voltando ao livro de Provérbios como fonte inesgotável de Sabedoria. Todos nós precisamos de sabedoria para conduzir nossas vidas no caminho da justiça.

Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da Sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o Seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra, e crescendo no pleno conhecimento de Deus(Colossences 1:9, 10).

Vivendo o Espírito de Sabedoria que vem da parte do Senhor, você conseguirá andar de modo digno, agradando-O em tudo o que faz. Mais ainda, você será FRUTÍFERO em toda a boa obra. Permita que a Sabedoria expanda seu espírito em Deus; mergulhando no MAR da Sabedoria do Senhor, você encontrará tesouros escondidos e também se tornará uma criatura gloriosa e rara, nEle.

Repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR” (Isaías 11:2). “Falarás também a todos os homens hábeis a quem enchi do espírito de sabedoria, que façam vestes para Arão para consagrá-lo, para que me ministre o ofício sacerdotal” (Êxodus 28:3).

A Sabedoria, sendo expressa através de você, produzirá uma nova habilidade que vem do Senhor. Esta habilidade se expressará em diversas áreas do seu dia-a-dia: nos seus relacionamentos, estudo, trabalho, uma nova CRIATIVIDADE brotará e muitas coisas mais. Busque a Sabedoria! Receba-A enquanto lê e se apropria dos Provérbios de Salomão. Também, peça aos ministérios de autoridade no Corpo para lhe impor as mãos e impartir a Sabedoria Divina.

Sugestões

Abaixo estamos disponibilizando o link para você baixar esta mensagem em formato PDF, papel A4. Imprima-a para estudar sozinho. Já os pais, educadores e ministérios comissionados para os jovens e adolescentes podem usar esta mensagem nos encontros e/ou reuniões com a mocidade.

1. Orem para que o Espírito Santo os ilumine, revelando-lhes outras ocasiões em que esses princípios e ensinamentos bíblicos possam ser aplicados durante o seu dia-a-dia.

Por exemplo: O termo Mulher, nas Escrituras, também é usado como um tipo (figura, ilustração ou alegoria) da Igreja, ou mesmo de um sistema religioso, filosófico ou político. Sendo assim, “Mulher Prostituta” também significa um sistema religioso, filosófico ou político corrompido – a Babilônia, mãe de todas as prostitutas (Apocalipse 17:5). Não caia na armadilha “dela”, fuja “dela”!…

2. Seria proveitoso acompanhar a leitura das passagens do livro de Provérbios em sua Bíblia e, se possível, na “A BÍBLIA VIVA (PARÁFRASE) – Utilizamo-nos desta versão da Bíblia para transcrever, nesta mensagem, os versículos do livro de Provérbios”, da Editora Mundo Cristão, ou alguma versão da “A BÍBLIA NA LINGUAGEM DE HOJE”. Se você não tiver nenhuma dessas duas traduções sugeridas, procure-as com algum irmão da igreja ou mesmo adquira uma para você.

3. Reúnam-se em grupo(s) para poderem conversar e meditar sobre cada assunto aqui tratado. Vocês precisarão de algumas reuniões para estudar todos os onze tópicos que tratamos nesta mensagem. Pode-se, como sugestão, estudar um tópico por reunião.

4. Abençoem e orem uns pelos outros. Creiam em momentos de libertação e edificação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *