Transformação e Santificação

Uma Mensagem Bíblica Sobre Quebra de Laços

Apresentação:

Na passagem de 2 Pedro 3:17, 18 o apóstolo Pedro nos estimula a avançarmos em nosso relacionamento e caminhar com o Senhor: “Vós, pois, amados, prevenidos como estais de antemão, acautelai-vos; não suceda que, arrastados pelo erro desses insubordinados, descaiais da vossa própria firmeza; antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno”. Pedro nos alerta para não decairmos da nossa firmeza em Cristo, mas, pelo contrário, avançarmos focados no nosso crescimento na graça e conhecimento do nosso Senhor.

Crescer na graça, segundo Pedro, é desenvolver cada vez mais a consciência e revelação da graça capacitadora que vem do nosso Senhor Jesus Cristo. E, inclusive, Pedro lembra e confirma os ensinamentos registrados nas epístolas do “amado irmão Paulo, escritos segundo a sabedoria que lhe foi dada” (vs. 14-16). Junte-se à revelação da Graça a revelação de que Ele é nosso Senhor exaltado à direita do Pai. É nesta graça e conhecimento que devemos focar para que permaneçamos firmes e continuemos progredindo em nossa vida cristã.

Para avançarmos com o Senhor, precisamos, definitivamente, abandonar todo  PESO e o PECADO que nos assedia: “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus” (Hebreus 12:1, 2). Muito tem sido ensinado sobre o abandono do pecado, mas nosso foco aqui são os pesos, que não são propriamente pecados, mas cargas que dificultam o nosso avanço e corrida para o destino que o Senhor reservou para cada um de nós.

Paulo exorta os amados irmãos da igreja em Corinto a se purificarem “… de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus” para vivermos plenamente as promessas que temos da parte do Pai(2 Coríntios 7:1). Se lermos atentamente o texto anterior – 6:14-18 – temos um entendimento claro do que Paulo está se referindo. Observe que há relacionamentos que contaminam não só a nossa carne, mas também o nosso espírito. Destaque em sua Bíblia as palavras: sociedade, comunhão, harmonia, união e ligação com a idolatria. Para prosseguirmos com Deus precisamos QUEBRAR OS LAÇOS NEGATIVOS: sociedade com incrédulos, amizades que não edificam, união ou relacionamento amoroso com o incrédulo e ligações religiosas pagãs íntimas. Leia também 1 Coríntios 5:9-13; 8:1-13.

Quando o Senhor enviou Moisés para libertar o Seu povo do Egito e do domínio de Faraó, a orientação e firmeza de Moisés era para que nenhuma “unha” fosse deixada para traz no Egito. Esta orientação protegeria o povo de Deus para não dar condição legal do “faraó” (Satanás) de requerer algo de nós no futuro (Êxodo 10:24-26). Faraó tentará negociar com você – nunca negocie com o mundo, nem com Satanás, nem com o pecado e nem com a alma-carne (a natureza pecaminosa). Jamais poderemos servir a dois senhores(Mateus 6:24).

Talvez este assunto sobre quebra de laços seja novo para você. Quebra de laços não tem nada a ver com a nossa salvação em Cristo e com pecados, mas com sentimentos, memórias e relacionamentos que precisamos nos libertar para prosseguirmos em vista à carreira que nos está proposta.

Há uma versão do texto de Hebreus, citato anteriormente, que diz: “deixemos todo EMBARAÇO, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e CORRAMOS com perseverança a carreira que nos está proposta”. A expressão grega “…desembaraçando-nos de todo peso… é o verbo “apotithemi”, “pôr de lado”, como quando um corredor se despe de suas roupas externas, que o tolheriam em seus movimentos, para sentir-se leve e à vontade. Os pesos são uma metáfora sobre qualquer coisa não essencial que possa servir de empecilho para a nossa carreira espiritual. Existem aqueles fatores não pecaminosos que podem servir de entraves e pesos que impedirão que sejamos eficazes no ministério ou vocação que o Senhor planejou para cada um de nós. Sim, como um bom corredor, precisamos lançar fora os PESOS que nos impedem de avançar livremente em Deus.

Após Jesus ter ordenado Lázaro vir para fora do túmulo, ressuscitando-o, Ele ordenou aos presentes: “Saiu aquele que estivera morto, tendo os pés e as mãos ligados com ataduras e o rosto envolto num lenço. Então, lhes ordenou Jesus: Desatai-o e deixai-o ir” (João 11:44). Aqui está um entendimento valioso: a salvação, nossa identificação com a morte e ressurreição de Jesus, é operada em nossas vidas por Ele, mas a nós é ordenado desatar nossos irmãos, livrando-os das amarras. Jesus também deu o exemplo para nós lavarmos os pés uns dos outros (João 13:14-17). Entende? Há algo mais que precisamos fazer uns pelos outros e a questão da quebra de laços é uma delas.

Para você entender mais sobre a questão da quebra de laços, disponibilizo a seguir duas mensagens básica, uma em texto e outra em áudio, que temos recebido durante décadas, a respeito dos laços e como nos livrar dos mesmos. Oro para que você as entenda com maturidade, equilíbrio e fé para se livrar dos pesos (laços). Você precisará ler e ouvir estas mensagens durante, pelo menos, uma semana. Leia e ouça várias vezes, fazendo anotações e meditando, porque são transformadoras e apontam o caminho para você sair de um nível de vida cristã na alma para um caminhar espiritual com o Pai.

Cristãos carnais e cristãos espirituais

A mensagem em áudio: “Laços da Alma São um Fardo” é muito esclarecedora e edificante. São 2 horas de mensagem e você deve ouvi-la com muita atenção. Para o melhor aproveitamento desta mensagem, você precisa entender o que é um cristão que vive no nível da alma-carne (dominado por sua natureza carnal e adâmica) e um cristão espiritual.

Em 1 Coríntios 2:13-16 Paulo deixa bem claro que há cristãos psíquicos (ou “homem natural”, que vive no nível da alma e, por isso, sujeito à instabilidade do seus sentimentos e emoções) e o cristãos espirituais (ou “homem espiritual” que desenvolvem a capacidade de discernimento, sabedoria e conhecimento espiritual – confira Hebreus 5:11-14).

A palavra grega “psuche”, traduzida por “natural”, literalmente deveria ser traduzida por “psíquico”, isto é, controlado pela alma. A alma é a sede das emoções, da personalidade, dos desejos, preferências, preconceitos, condicionamentos e autocondenação. Paulo classifica estes cristãos de canais (no sentido de sujeitos à alma-carne) “Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem? Quando, pois, alguém diz: Eu sou de Paulo, e outro: Eu, de Apolo, não é evidente que andais segundo os homens?” (1 Coríntios 3:3, 4). Os cristãos que são dominados pela sua alma são facilmente envolvidos em preferências, contendas e ciúmes.

Porém, o “homem espiritual”, no grego “pneumatikois”, tem a capacidade de julgar (discernir) e de compreender todas as verdades espirituais, de distinguir entre o falso e o verdadeiro. Eles têm o espírito aberto para as revelações que são dadas pelo Espírito Santo, absorvem a sabedoria divina e entram no nível da adoração em espírito e em verdade. O cristão espiritual tem um “espírito livre” que exerce a devida predominância, sendo guiado pelo Espírito Santo. Eles manifestam os frutos do Espírito, o amor, e têm o seu espírito por controle de todas as coisas: “Os espíritos dos profetas estão sujeitos aos próprios profetas…” (1 Coríntios 14:32).

Na mensagem “Laços da Alma São um Fardo” você encontra uma explicação maravilhosa do texto de Hebreus 4:11, 12 que diz: “Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém cais, segundo o mesmo exemplo de desobediência. Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração”. A vida na alma traz um fado pesado para todas as pessoas, inclusive para os crentes. Entrar no descanso de Deus é descrito em Hebreus como o nível de vida em que o espírito humano é liberto, em sua consciência e vontade, dos fardos da alma: ansiedade, preocupações, oscilação de sentimentos e outras coisas mais. Neste ponto, o ensinamento sobre a quebra de laços se torna uma chave para nos livrarmos dos fardos da alma.

Se quisermos entrar no Reino de Deus precisamos nascer da água e do Espírito: “Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é a carne; e o que é nascido do Espírito é o espírito” (João 3:5, 6). E, ainda, precisamos crucificar a natureza carnal (alma-carne), pois ela luta contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostas entre si: “E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito” (Gálatas 5:16-25). Esta é a razão pela qual precisamos tratar deste assunto da quebra dos laços.


Mensagem Completa em PDF: Quebrando a Escravidão dos Laços

Mensagem em Áudio: Laços da Alma São um Fardo

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Rai Barreto
Olá,
Podemos ajudá-lo? Alguma dúvida sobre nosso conteúdo?
Acesse conteúdo extra do nosso blog.
Aproveite e siga-me também no Instagram, CLIQUE AQUI.
Acesse meus estudos bíblicos no YouTube.