Tabernáculo Moisés Criança
Educação de Filhos,  Festas Bíblicas

Tabernáculo de Moisés – Atividade Para Crianças

Estamos disponibilizando abaixo material didático para pais e professores ensinarem o significado espiritual da parábola ou sombra do Tabernáculo de Moisés.

A didática divina registrada nas Escrituras nos surpreende. Deus e Seu Filho Jesus nos apresentou realidades e vivências espirituais por meio de maquetes, parábolas, imagens e visões. E o Senhor quer se comunicar com todas as faixas etárias, todos os povos, línguas e nações. Isso, porque Ele ama o mundo!

Instrução dada a Moisés

Em primeiro lugar, precisamos entender que o Tabernáculo foi construído segundo um modelo mostrado a Moisés no monte Sinai:

…os quais ministram em figura e sombra das coisas celestes, assim como foi Moisés divinamente instruído, quando estava para construir o Tabernáculo; pois diz ele: Vê que faças todas as coisas de acordo com o MODELO que te foi mostrado no monte” (Hebreus 8:5; confira Êxodo 25:40 e Atos 7:44).

A expressão “modelo” é indicação de que se trata de uma representação visível (maquete) do Santuário Eterno e invisível, nos céus. Então, o Tabernáculo é uma figura e sombra de realidades espirituais.

O autor de Hebreus revela muito dos significados espirituais do Tabernáculo de Moisés, com seus materiais, peças e até os sacrifícios ali oferecidos pelos Sacerdotes e o Sumo Sacerdote. E deixa bem claro que são como uma parábola ou sombra de realidades espirituais, sendo parábolas ou sombra:

É isto uma parábola para a época presente…” (Hebreus 9:9). Neste outro versículo também: “Ora, visto que a lei tem sombra dos bens vindouros…” (Hebreus 9:9).

Riqueza de atividade para as crianças

Abaixo fiz um vídeo para pais e professores ensinando as fases de aplicação da atividade sobre o Tabernáculo de Moisés. Assista para entender nosso objetivo. Também está disponível dois arquivos PDF:

  • Deus quer morar conosco – Tabernáculo Moisés (Professor)
  • Deus quer morar conosco – (Aluno)

Ensinos impartidos às crianças

Na medida em que pais e professores forem aplicando as atividades sobre o Tabernáculo e montando a maquete, lição após lição, terão a oportunidade de ensinar e praticar algumas doutrinas básicas da fé cristã:

  • a questão do pecado original;
  • Jesus o Cordeiro de Deus que derramou Seu sangue para nos salvar;
  • ensinamento sobre o batismo nas águas;
  • prática do lava-pés;
  • ensinamento da Ceia do Senhor;
  • ensino sobre oração e adoração;
  • e muitos outros propostos no material disponível.

Deus quer morar conosco

Sobretudo, o Tabernáculo de Moisés, a cabana, representa o desejo do Pai tabernacular conosco. Sim, Cristo tabernaculou entre nós cheio de graça e de verdade, conforme ensina João 1:14, e o Pai, pelo Espírito Santo, também veem habitar em nós. Este ensino deve ser enfatizado às crianças pois é valioso para o seu caminhar com Deus.

O simbolismo do Tabernáculo pode ser entendido de diversos ângulos. O Tabernáculo de Moisés simboliza a Igreja de Cristo, a pessoa de Jesus Cristo ou mesmo do cristão com a sua natureza triuna (espírito, alma e corpo). Cabe a pais e professores dar a ênfase que achar mais apropriada e de acordo com os ensinamentos que tem.

Estímulo aos pais

Quero enfatizar e estimular os pais a desenvolverem esta atividade com seus filhos, pois servirão de momentos oportunos para vocês ensinarem a Palavra e terem comunhão em Cristo com seus pequeninos.  Desta forma, aplicarão a didática ensinada pelo Senhor em Deuteronômio 6:5-9, que diz:

Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas”.

Faixa etária e material utilizado

A faixa etária sugerida para esta atividade é de 4 a 10 anos, mas, com certeza, pode ser aplicada até 12 anos ou de acordo com a sua compreensão. Numa classe de Escola Bíblica, pode-se separar em classes distintas durante a aplicação do material.

Duração: Toda esta atividade durará umas 20 aulas de 40 minutos cada, em média. Note que o material do aluno tem, praticamente, uma folha para ser impressa e entregue para cada aula/assunto/prática.

Aqui em nossa comunidade aplicamos esta atividade da seguinte forma: Em primeiro lugar, o pai/mestre abre a Bíblia, lê os textos sugeridos e explica no nível de compreensão dos filhos/alunos.

Em seguida, entrega a atividade do dia (a folha impressa em papel A4) que pode ser pintura, colagem ou outra. Por fim, partem para ir montando mais uma parte da maquete do Tabernáculo que, em alguns casos, está correlacionada com a atividade impressa.

Material para as crianças

Para cada filho/aluno deve-se ir guardando as atividades em um classificador etiquetado com o nome dele(a).

Além disso, note que haverá lições em que as crianças aprenderão e praticarão a Ceia do Senhor e o lava-pés. Se a atividade estiver sendo ministrada em uma igreja local, achamos importante, nestes dois momentos, a participação de alguns presbíteros. Isso porque, os alunos vão desenvolver unidade espiritual também com seus pastores, além de entenderem melhor o momento da Ceia no culto geral.

Material Utilizado

  • Isopor Grosso (1,00 x 0,50 m) e espessura 2,5 cm;
  • Palito de picolé (100);
  • Areia branca;
  • Glitter em pó Dourado (2 potes); prateado e bronze;
  • Cordão branco;
  • Massinha de modelar (2 caixas);
  • Estilete;
  • Régua grande;
  • Papel A4;
  • Lápis, lápis de cor, hidrocor e/ou lápis de cera;
  • Tesoura;
  • Tinta guache;
  • Palito de churrasco;
  • Manta acrílica (20 centímetros);
  • Pincéis;
  • Cola isopor;
  • Cola branca;
  • Cordão;
  • TNT branco (1 metro), vermelho (20 cm), vinho (20 cm) e azul (20 cm);
  • Papel celofane (vermelho e amarelo)
  • Tecido atoalhado (laranja ou marrom) 20 cm
  • Palito de picolé (100)
  • Bonequinhos plásticos (para representar sacerdotes);
  • Animais plásticos (se possível bode, boi ou carneiro).

Abaixo o material de apoio do pai/professor e do filho/aluno.

  1. Arquivo PDF com a Apresentação do Projeto

2. Material do Professor/Pais

3. Material do Aluno/Filho

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