espírito alma e corpo natureza triuna do homem
Mente Renovada

Nossa Natureza Triuna: Espírito, Alma e Corpo

Durante os próximos anos será muito necessário que nos movamos completamente por revelação, dirigidos e guiados pelo Espírito Santo, em todas as coisas. Por isso os ensinamentos contidos aqui, sobre as faculdades de nossos espíritos e como aprender a esperar no Senhor para receber Sua unção, Sabedoria e Palavra, são fundamentais para nosso caminhar com Deus, hoje. Aqui você encontrará uma forma simples de desenvolver a sua percepção espiritual.

A passagem de Apocalipse 3:16 a 18 faz uma descrição bem exata sobre a condição espiritual da cristandade atual: “Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio, ou quente! Assim, porque és morno, e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca; pois dizes: Estou rico e abastado, e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, CEGO e NU. Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez ” – está falando de santidade – “, e COLÍRIO para ungires os teus olhos a fim de que vejas ” – colírio refere-se à percepção espiritual para ver o que Deus está fazendo. A cristandade de hoje está buscando as riquezas naturais, o luxo e a satisfação natural. Os cristão não estão percebendo, porém, que estão nus e cegos espiritualmente. Precisamos sair definitivamente deste estado de frieza espiritual, entrando num estado de comunhão intensa com Deus, caso contrário, Ele nos trará Sua disciplina… “Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso, e arrepende-te. Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele e ele comigo”.

O texto de Apocalipse continua afirmando que se desenvolvermos percepção espiritual e santidade, entraremos em um nível muito profundo e verdadeiro de comunhão com Cristo e, ainda, estaremos prontos para reinarmos COM ELE: “Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no trono, assim como eu venci, e me sentei com meu Pai no seu trono. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas” (vss. 19 a 21).

Lembre-se que as comunidades proféticas do Antigo Testamento foram iniciadas por Samuel que, quando ainda jovem, aprendeu a sintonizar no coração e mente de Deus (1 Sm 3:1-11). Samuel, nas Escolas de Profetas, ensinou a seus discípulos (ou “moços”, como eram também chamados os discípulos dos profetas, 2 Reis 5:20a) como praticar a presença do Senhor. Os discípulos dos profetas transmitiram este conhecimento a outros homens e mulheres fiéis e idôneos. As comunidades proféticas do Antigo Testamento criaram a estrutura espiritual necessária para produzir profetas que traziam a Palavra de Deus para Israel e para o mundo, também criaram um cerco de proteção que impediu o engano de penetrar em Israel. As comunidades proféticas, naquela época, formaram um cerco espiritual de proteção a Sião.

A passagem de Hebreus 5:13 e 14 nos afirma: “Ora, todo aquele que se alimenta de leite, é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades espirituais exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal”. A criança não tem todas as suas faculdades desenvolvidas, semelhantemente, os cristãos que querem amadurecer precisam desenvolver as suas faculdades espirituais saindo da fase de infância em Cristo e entrando em maturidade espiritual.

O desenvolvimento das nossas faculdades espirituais, com a ajuda do Espírito Santo, é fundamental para a nossa plena comunhão com Deus, pois Deus é espírito – “Mas vem a hora, e já chegou, quando os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores”, João 4:23. Como poderemos manter uma comunhão plena com Deus, que é espírito, se nos movemos por nossos sentidos naturais ou pela nossa razão?

Abaixo segue o PDF completo da mensagem: “Nossa Natureza Triuna”.

Conheça e Desenvolva o Seu Espírito – Parte I

Parte II – 10 Passos para a Percepção Espiritual e Revelação.
Abaixo a segunda parte do Estudo, com uma lição prática de como desenvolver nossas faculdades espirituais e revelação, com auxílio do Espírito Santo.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Rai Barreto
Olá,
Podemos ajudá-lo? Alguma dúvida sobre nosso conteúdo?
Acesse conteúdo extra do nosso blog.
Aproveite e siga-me também no Instagram, CLIQUE AQUI.
Acesse meus estudos bíblicos no YouTube.