Perguntas & Respostas

Os Irmãos e as Irmãs de Jesus

Vou enumerar abaixo três argumentos, embasados nas Escrituras, que confirmam que os irmãos e as irmãs de Jesus eram filhos de José e Maria, em seu sentido literal. A Bíblia deixa claro que Jesus teve quatro irmãos, conhecidos por seus nomes, e algumas irmãs, mas não sabemos seus nomes ou a quantidade. A conclusão mais natural é entendermos que Jesus tinha irmãos e irmãs sanguíneos.

“Não é este o filho do carpinteiro? Não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos, Tiago, José, Simão e Judas? Não vivem entre nós todas as suas irmãs? Donde lhe vem, pois, tudo isto?” (Mateus 13:55, 56 – confira Mateus 12:46; Marcos 3:31, 6:2, 3 e Lucas 8:19).

Primeiro argumento: não eram os apóstolos.

Vejamos o texto de João 7:3 e 5 que diz: “Dirigiram-se, pois, a Ele os Seus irmãos e lhe disseram: Deixa este lugar e vai para a Judéia, para que também os Teus discípulos vejam as obras que fazes… Pois nem mesmo os Seus irmãos criam nele”. A expressão “seus irmãos” invalida a ideia de que “seus irmãos” se refira aos doze apóstolos.

Em Atos 1:13 e 14, vemos que os doze apóstolos também são mencionados em separado: “Quando ali entraram, subiram para o cenáculo onde se reuniam Pedro, João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, filho de Tiago. Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele”. Portanto, os irmãos de Jesus não podiam, realmente, ser primos de Jesus e estar entre os doze apóstolos, juntamente com Maria, mãe de Jesus.

Os nomes Tiago, Judas e Simão eram muito comuns, e é provável que alguns dos primos de Jesus até tivessem os mesmos nomes dos irmãos do Mestre. As Escrituras também indicam que os irmãos de Jesus não tiveram fé nEle, a não ser após a sua ressurreição. Gálatas 1:19 menciona que Tiago era irmão de Jesus. 

Segundo argumento: quase sempre estão na companhia de Maria.

Das quinze vezes que os irmãos de Jesus são mencionados (dez nos Evangelhos, uma em Atos, e algumas vezes nas caras de Paulo), quase sempre estão em companhia de Maria, mão de Jesus. É estranho que os primos de Jesus andassem sempre em companhia de uma tia, em vez de andarem em companhia de sua própria mãe.

Terceiro argumento: nunca se indica que são primos de Jesus.

Em nenhuma porção das Escrituras é indicado que eles fossem primos de Jesus ou filhos somente de José, e não de Maria. Tais suposições são especulações humanas para estabelecer e firmar uma doutrina humana, e o dogma da virgindade de Maria, mãe de Jesus. Aqueles que conviveram com Jesus Cristo não pareciam preocupados com esta questão.

Alguns Católicos Romanos acreditam que esses “irmãos” eram na verdade primos de Jesus. No entanto, em cada exemplo, a palavra grega específica para “irmão” é usada. Embora a palavra possa se referir a outros parentes, o seu significado normal e natural é irmão físico. Havia uma palavra grega para primo, mas ela nunca foi usada. Além disso, se eles fossem primos de Jesus, por que eles estariam tão frequentemente com Maria, a mãe de Jesus? Não há nada no contexto de Sua mãe e irmãos vindo visitá-Lo que daria qualquer impressão de que não fossem os Seus meio-irmãos, de forma literal e do mesmo sangue.

A não ser por motivo de preconceito teológico, não há razão para não acolhermos este fato em seu sentido mais natural, isto é, que os irmãos e irmãs de Jesus eram filhos de José e de Maria.

Quanto a José, marido de Maria, teria morrido antes que o Salvador inaugurasse seu ministério público. Isto se conclui razoavelmente pelo fato de José não ter sido mencionado por João entre os parentes de Jesus, quando este se referir ao primeiro milagre nas Bodas de Caná (João 2:12), nem em outras passagens relativas à época posterior. Então, mais do que nunca, Jesus envolveu sua mãe, Maria, de respeito e de ternura; e a partir daí, mais do que nunca, Maria demonstrou seu amor maternal por seu filho. Juntos, eles choraram e se consolaram com os demais irmãos de Jesus pela morte de José.

Caso queira, pode baixar o texto em PDF para imprimir ou distribuir para pessoas conhecidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Rai Barreto
Olá,
Podemos ajudá-lo? Alguma dúvida sobre nosso conteúdo?
Acesse conteúdo extra do nosso blog.
Aproveite e siga-me também no Instagram, CLIQUE AQUI.
Acesse meus estudos bíblicos no YouTube.