Sacerdócio Real
6. ESTUDOS DA BÍBLIA

O Sacerdócio Real de Todos os Cristãos

Nosso entendimento, de que o sacerdócio e a administração do Reino estão diretamente ligados, está sendo ampliado. Este foi o PROPÓSITO ORIGINAL do Senhor ao escolher a nação de Israel, dentre todas as nações: …vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel (Êxodo 19:6). O propósito do Senhor sempre foi possuir um Reino composto e administrado por sacerdotes e reis. Por causa disso precisamos compreender que os sacerdotes reais têm todas as qualificações para administrar e governar no Reino.

A passagem de 1 Pedro 2:4-9 nos desvenda como O PROCESSO de construção deste Reino de Sacerdotes está sendo desenvolvido: “Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo. Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado. Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; mas, para os descrentes, A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular e: Pedra de tropeço e rocha de ofensa. São estes os que tropeçam na palavra, sendo desobedientes, para o que também foram postos. Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz…”.

O nosso destino é sermos sacerdócio santo e real, por isso o Senhor está edificando o Seu Reino.

E o CUMPRIMENTO do propósito do Senhor, em ter um Reino de sacerdotes, é descrito em Apocalipse 1:5b, 6, segundo a Nova Versão Internacional (NVI): “Àquele (JesusCristo) que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, e nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai, a ele, glória e poder para todo o sempre. Amém!” Este texto deixa claro que o propósito, a finalidade, do Senhor Jesus Cristo ter nos salvo e lavado de todos os nosos pecados, é nos fazer reis e sacerdotes para o Pai. Isso mostra que o sacerdócio é de importância primordial no ministério de Cristo e do Seu Reino. Portanto, quanto mais entrarmos em novos níveis do Reino, mais este mesmo sacerdócio vai operar NA VIDA DE TODOS.

Qual é o ministério peculiar de Cristo que é mais exaltado? Por dois mil anos temos sido erguidos pelo fato de que a maior ministração que existe para nós é a de que temos um Sumo Sacerdote que se compadece de nossas fraquezas (Hebreus 4:15). O maior ministério de Jesus Cristo não foi o de um apóstolo, profeta, evangelista, pastor ou mestre: mas ser um SACERDOTE SEGUNDO A ORDEM DE MESQUISEDEQUE. Cristo glorificado, assentado junto ao Pai, nos céus, é o nosso Sumo Sacerdote que vive sempre para fazer intercessão por nós (Hebreus 7:24, 25). O sacerdócio de Cristo se torna importante para nós porque é isso que o remanescente, o Corpo de Cristo, vai manifestar: O MINISTÉRIO SACERDOTAL DE CRISTO EM TODOS OS SEUS SANTOS.

A revelação do sacerdócio de todos os crentes do Novo Testamento é uma das verdades que precisa ser restaurada. Ela é a última verdade a ser restaurada porque é básica para o Reino de Deus. Não haverá Reino até que venhamos a funcionar como sacerdotes de Deus.

Na medida que entramos nos dias do Reino, o ensinamento que o Espírito Santo está nos trazendo trata, em grande extensão, com o sacerdócio. Esta é a essência deste ensinamento. Através dos anos tem havido uma ênfase no sacerdócio que Deus está trazendo à luz. Ele é chamado de sacerdócio real; o livro de Apocalipse fala acerca de “um reino de sacerdotes”. Esta é uma época de mudança dispensacional. Estamos entrando em um novo nível do Reino.

Esta é uma época de mudança dispensacional. Estamos entrando em um novo nível do Reino.

A coisa mais importante que Deus quer enfatizar para nós é que esta é a manifestação do ministério de Cristo nos Seus santos. Com certeza você vai exclamar: “É verdade, apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres”. Mas vamos simplificar um pouco. O ministério de sacerdote incorpora todos estes ministérios de Efésios 4:11 e deve se manifestar em todo o Corpo de Cristo.

O projeto de Deus não era apenas uma Equipe Apostólica de sacerdotes, um presbitério de sacerdotes, mas uma NAÇÃO, um povo, ou seja, um reino de sacerdotes. Ou, para melhor entender, reis sacerdotes. Aqui temos as duas funções conjugadas: o conhecimento e a ministração ao Senhor aliado ao governo (governança do Reino).

Você está esperando o Senhor ampliar a Equipe Apostólica? Não, isso não mais vai acontecer nestes dias do Reino. Agora é a hora do ministério sacerdotal e do governo do Corpo de Cristo. Precisamos nos aprofundar mais nesta revelação e entendermos a aplicação dela em nosso Caminhar com Deus e no nosso dia a dia.

O ministério sacerdotal de Cristo deixa de ser apenas um aspecto teórico de Sua vida para ser algo prático em que podemos não só nos espelhar, mas apropriar da plenitude do que Ele é. Há muitos anos a ênfase dos ministérios deixou de ser o foco na pregação, característico da Era da Igreja e em lugar disso, os ministérios devem ser a expressão de Jesus Cristo na Sua função de apóstolo, profeta, sacerdote, mestre, pastor e rei. Ele próprio disse que “…não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida por muitos. E um novo mandamento vos dou, que vos amei uns aos outros assim como Eu vos amei”. O princípio pelo qual Deus restaurou os ministérios fundamentais de Efésios (apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres – Efésios 4:11) era para demonstrar o poder do Espírito Santo. A Igreja Primitiva começou nessa base, mas o que estamos presenciando agora é a restauração deste nível de ministério sacerdotal retornando à casa de Deus, como uma ponte que nos transporta para o próximo nível do Reino.

Baixe o PDF do estudo completo no link abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Rai Barreto
Olá,
Podemos ajudá-lo? Alguma dúvida sobre nosso conteúdo?
Acesse conteúdo extra do nosso blog.
Aproveite e siga-me também no Instagram, CLIQUE AQUI.
Acesse meus estudos bíblicos no YouTube.