Crise e Oportunidade
Esperança

Crise e Oportunidade – A Sabedoria Bíblica

A Palavra do Senhor veio nesta manhã em forma de provérbios sobre o paradoxo, um paralelismo entre duas palavras: Crise e Oportunidade. A seguir alguns provérbios sobre Crise e Oportunidade.

Obs.: No final do texto tem o link para você baixar a mensagem completa em PDF.

A crise é sempre o sintoma que identifica a falência de uma fase, de um estágio, de uma capacidade ou de um sistema de coisas. A crise é um sintoma de que algo mais profundo ou complexo está acontecendo e, dentro dela, você encontrará a oportunidade para algo novo. No meio da crise você precisa identificar a oportunidade e a criatividade que está nascendo ou surgindo.

A crise econômica e o julgamento espiritual que Deus trouxe sobre a terra do Egito, conforme é relatado em Êxodo, foi a grande oportunidade para a libertação, a salvação e o enriquecimento de Israel. A Páscoa é, portanto, uma oportunidade de mudança de vida. A crise é uma oportunidade para coisas novas virem à luz. 

A crise é o sintoma do fim de uma estação e o início de outra. A Páscoa coincidia com o fim do Inverno e o início da Primavera. O trecho de Cantares 2:11-14 era recordado e cantado durante a Festa da Páscoa: “Porque eis que passou o inverno, cessou a chuva e se foi; aparecem as flores na terra, chegou o tempo de cantarem as aves, e a voz da rola ouve-se em nossa terra. A figueira começou a dar seus figos, e as vides em flor exalam o seu aroma; levanta-te, querida minha, formosa minha, e vem. Pomba minha, que andas pelas fendas dos penhascos, no esconderijo das rochas escarpadas, mostra-me o rosto, faze-me ouvir a tua voz, porque a tua voz é doce, e o teu rosto, amável.”

Deus produz e está no controle das crises na vida de Seus filhos. Observe os momentos de crises que passaram os filhos de Deus. Lembre-se do que aconteceu com Elias, após ser perseguido por Jezabel que queria matá-lo (1 Reis 19:1-4). Foi neste momento de perseguição e crise, quando Elias pediu para si a morte e clamou a Deus: “…Basta; toma agora, ó Senhor, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais; que surgiu seu sucessor Eliseu e a fé para impartir a porção dobrada do Espírito. A crise é a oportunidade que nos prepara para a porção dobrada e a frutificação. Quando você chega ao fim de suas forças, quando clama: BASTA, então Deus está pronto para gerar as Suas obras vivas através de você. Graças a Deus quando Ele nos conduz às crises (1 Reis 19:19…).

Gênesis 1:1 descreve que a Terra se tornou sem forma e vazia, MAS o Espírito de Deus pairava sobre a face do abismo. E disse Deus: HAJA! E houve. E Deus continuou exercendo Sua criatividade. Portanto, a crise é o terreno fértil que produz a criatividade. O seu BASTA cria a oportunidade para a ação absoluta, o controle absoluto de Deus na sua vida e diante de uma situação.

O tempo da crise é um tempo de ESPERAR em Deus. Em todos os momentos de crise, de exaustão, do fim das forças humanas, do findar de um sistema de coisas, espere em Deus. Espere em Deus, porque no meio daquele tempo de crise, Ele está trazendo à luz a oportunidade – a oportunidade de uma nova estação, da criatividade e da entrada em um novo nível. Aprenda com a crise!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Rai Barreto
Olá,
Podemos ajudá-lo? Alguma dúvida sobre nosso conteúdo?
Acesse conteúdo extra do nosso blog.
Aproveite e siga-me também no Instagram, CLIQUE AQUI.
Acesse meus estudos bíblicos no YouTube.