Príncipe da Paz
Devocional,  Transformação e Santificação

Príncipe da Paz – Shalom

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isto” (Isaías 9:6, 7).

Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com MEDO dos judeus, veio Jesus, PÔS-SE NO MEIO e disse-lhes: Paz seja convosco! E, dizendo isto, lhes mostrou as mãos e o lado. Alegraram-se, portanto, os discípulos ao verem o Senhor. Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio” (João 20:19, 21).

A palavra hebraica “Shalom” (שָׁל֣וֹם  – Shâlôwn H7965, vem da raiz da palavra שָׁלֹ֣ם  – Sãlam H7999), significa muito mais do que a ausência de conflitos, ou seja, a paz. A tradução literal de Shalom é: estar seguro, estar bem (i.e., com saúde, prosperidade, paz ou tranquilidade), estar feliz. É usada 233 vezes no Antigo Testamento. Já a raiz Sãlam, significa: estar completo, estar concluído, que é perfeito, prosperar, próspero, estar seguro e bem integralmente, reconciliar, restituir e pagar uma dívida.

Cristo é a nossa Paz

Porque ele [Cristo] é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade…” (Efésios 2:14, confira Colossences 2:13-15).

Sim, quando você deve a alguém, você perde a paz, por isso Cristo Jesus pagou a nossa dívida para com o Pai e nos trouxe a Shalom. Esta palavra é normalmente usada quando Deus está guardando seu povo em segurança.

Por exemplo, em Israel é costume as pessoas ao se saudarem perguntar: “Como está a sua Shalom?”, querendo saber como está todo o contexto da vida de uma pessoa. A palavra Shalom também significa perfeito, inteiro ou completo. Então, a pergunta seria: “Está tudo perfeito em sua vida?” O que Deus deseja que tenhamos a Sua paz, estarmos tudo completamente perfeito.

A palavra Shalom também traz o significado de prosperidade, pois o desejo de Deus é que tenhamos prosperidade de fé, alegria, paz, saúde e tranquilidade de subsistência. A Sua Shalom em nós nos torna completos nEle: “Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma” (3 João 1:2).

Shalom também significa um relacionamento não abalado com uma pessoa. Se o seu relacionamento com alguém está abalado, você perde a vivência da paz: Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor…” (Hebreus 12:14).

Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente; aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la” (1 Pedro 3:10, 11).

Como apropriar da Shalom?

Como você pode se apropriar da Shalom de Deus?

Pela oração, aproprie-se da paz de Deus

Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor. Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” (Filipenses 4:4-7).

Salmos 4:8 – “Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro”. Outro texto importante é o Salmos 29:11 – “O Senhor dá força ao seu povo, o Senhor abençoa com paz ao seu povo”. Já o Salmos 119:165 registra: “Grande paz têm os que amam a tua lei; para eles não há tropeço”. Salmos 122:6 – “Orai pela paz de Jerusalém! Sejam prósperos os que te amam”.

Promessa do Reino de Deus

Romanos 14:17 – “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo”. Salmos 37:11 – “Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz”. Salmos 85:9-13 – “Próxima está a sua salvação dos que o temem, para que a glória assista em nossa terra. ENCONTRARAM-SE A GRAÇA E A VERDADE, A JUSTIÇA E A PAZ SE BEIJARAM. Da terra brota a verdade, dos céus a justiça baixa o seu olhar. Também o Senhor dará o que é bom, e a nossa terra produzirá o seu fruto. A justiça irá adiante dele, cujas pegadas ela transforma em caminhos”.

Viva e abençoe as pessoas com a Shalom de Deus

O conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor, nos faz apropriar da sua Shalom: “… graça e paz vos sejam multiplicadas, no pleno conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor” (2 Pedro 1:2).

Então, entrou o Espírito em Amasai, cabeça de trinta, e disse: Nós somos teus, ó Davi, e contigo estamos, ó filho de Jessé! Paz, paz seja contigo! E paz com os que te ajudam! Porque o teu Deus te ajuda. Davi os recebeu e os fez capitães de tropas” (1 Crônicas 12:18). O Espírito Santo sobre em você se tornará um canal da Shalom de Deus para as pessoas.

graça e paz a vós outros, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo” (Filemon 1:3). Abençoo a sua vida com a Shalom de Deus: paz, harmonia, saúde, prosperidade, perfeição e ser completo em Cristo.


Para sua meditação e também para poder compartilhar esta mensagem,
disponibilizo abaixo o arquivo PDF da mesma. Shalom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Rai Barreto
Olá,
Podemos ajudá-lo? Alguma dúvida sobre nosso conteúdo?
Acesse conteúdo extra do nosso blog.
Aproveite e siga-me também no Instagram, CLIQUE AQUI.
Acesse meus estudos bíblicos no YouTube.